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Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte: 178Kms
Pontos do roteiro
CERTIFICADO_C_SANTIAGO-01
CPCENTRAL Etapa 1 – Oliveira de Azeméis > São João da Madeira
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CPCENTRAL Etapa 2 – São João da Madeira > Santa Maria da Feira
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CPCENTRAL Etapa 3 – Santa Maria da Feira > Vila Nova de Gaia
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CPCENTRAL Etapa 4 – Vila Nova de Gaia > Porto
1Igreja_St_James (2)
CPCENTRAL Etapa 5 – Porto > Matosinhos
2Mosteiro_LecaBalio
CPCENTRAL Etapa 6 – Matosinhos >Maia
3Igreja_Santiago_Labruje
CPCENTRAL Etapa 7 – Maia > Vila do Conde
4Solar_S_Roque
CPCENTRAL Etapa 8 – Vila do Conde > Póvoa de Varzim
marco 5 janeiro 2022
CPCENTRAL Etapa 9 – Póvoa de Varzim > Barcelos
Ponte e Igreja de Santo António da Torre Velha. Ponte de Lima, Portugal.
CPCENTRAL Etapa 10 – Barcelos > Ponte de Lima
28a_Capela_S_Miguel_Arcanjo_Ponte_de_Lima
CPCENTRAL Etapa 11 – Ponte de Lima > Paredes de Coura
9valenca_fortaleza
CPCENTRAL Etapa 12 – Paredes de Coura > Valença

O Caminho Português de Santiago Central do  Porto e Norte é o nome com que se designa a rota que segue a antiga Estrada Real, que ligava Porto, Barcelos, Ponte de Lima e Valença, e onde convergem todas as demais, servindo de espinha dorsal dos Caminhos Portugueses de Santiago. Daí este caminho também ser conhecido por Caminho Real.

O caminho completo vai de Lisboa a Santiago de Compostela, e tem um comprimento total de 622,67 km. O itinerário parte de Lisboa, passando por Santarém, Tomar, Ansião e Coimbra antes de chegar ao Porto. A partir do Porto, a rota continua por São Pedro de Rates, Barcelos, Ponte de Lima e Valença, cruzando a fronteira com a Galiza pela Ponte Internacional até Tui.

O Caminho Central é considerado pela maioria como o principal Caminho Português de Santiago, tendo sido utilizado regularmente, a partir do século XIV, tanto por peregrinos anónimos, como por altos dignitários do clero e da nobreza.

Cabe assinalar que é o trajeto mais curto e retilíneo que liga Porto com Santiago de Compostela e o itinerário mais utilizado ao longo da história pelas pessoas em trânsito entre a região do Douro e do Minho.

Estrada real era a antiga designação das estradas que faziam parte da Rede Rodoviária Nacional de Portugal, que a partir da proclamação da República em 1910 passaram a denominar-se Estradas Nacionais. A sua origem remonta em muitos casos à época romana, como é o caso da estrada que unia Porto e Barcelos.

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